2- Coletânea - Avisa Lá que aqui tem muita coisa sobre Leitura

Código: 3JYUNXYVC
R$ 20,00
ou R$ 19,00 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
  • R$ 20,00 Mercado Pago
  • R$ 19,00 Boleto Bancário
  • R$ 20,00 American Express, Visa, Diners, Mastercard, Hipercard, Elo
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Segundo a BNCC, as experiências com a literatura infantil, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de si e do mundo.
Esta coletânea traz conteúdos instigantes e boas estratégias para o trabalho com a leitura na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Conheça os artigos, a seguir.

Luciana de Oliveira Camargo inicia esta Coletânea com o relato de um trabalho que visava inserir crianças de cinco anos em uma comunidade mais ampla de leitores, para que se percebessem como leitores críticos, capazes de avaliar suas escolhas, estabelecer critérios para argumentar sobre elas e trocar impressões.

Por meio de uma experiência de formação, Virgínia Gastaldi convida as educadoras a escolherem bons livros para suas crianças. Sua estratégia foi compartilhar com as professoras um texto de que gostava muito e, assim, elas foram se dando conta da importância da diversidade e qualidade dos textos.

Já Terezinha Osmari Bagatini relata um trabalho de formação com coordenadoras pedagógicas que contribuiu para que as professoras desenvolvessem práticas diárias de leitura com os alunos.

Para muitos professores parece que o ato de ler não é suficiente já que propõem atividades de desenho depois da leitura. Denise Nalini argumenta que nada impede um projeto de leitura ter como foco atividades ligadas à ilustração, mas se o objetivo do professor é que a criança participe do universo letrado e desenvolva um comportamento leitor, tudo pode começar com uma boa conversa sobre o que foi lido.

Neste artigo, Ana Carolina Carvalho, Eliana Sisla e Denise Nalini discutem sobre como a organização pode colaborar para a relação das crianças com os livros, pois a maneira como pensamos o espaço reflete o que queremos que aconteça ali e que relações o usuário poderá estabelecer com o lugar.

Lia Olival e Márcia Félix, entre outras autoras desse artigo, discorrem sobre como a leitura de diferentes obras possibilita às crianças ampliarem o conhecimento sobre literatura e aprenderem a indicar os livros de que mais gostaram.

Sabemos que ler diariamente na escola é fundamental, mas serve qualquer livro? Neste artigo, Silvana Augusto discute, com profissionais da Educação, critérios de escolha de acervo literário para crianças.

Quem gosta de ler costuma comentar com as pessoas próximas suas impressões sobre o que leu. Ana Carolina Carvalho nos mostra como disseminar essa prática na escola e ampliar o gosto pela leitura.

No próximo artigo, Sirlene Aparecida da Silva Barão e Alda Maria S. Gazola relatam a experiência do projeto “Amigos Leitores”, uma parceria de leitura em que alunos de 5º. ano leem para os de 2º. ano, o que contribui para a formação de competências leitoras.

Algumas crianças, quando iniciam o percurso escolar, já trazem experiências de interação com textos literários, outras não, mas poucas estão acostumadas a conversar sobre os textos que ouvem. Maria Eugenia B. M. Kirapor descreve o trabalho com personagens que aparecem nas coleções literárias e mostra como isso contribui para desenvolver comportamentos leitores nas crianças.

Crianças pequenas gostam de brincar com as palavras que não conhecem, buscando efeitos sonoros na rima e na repetição dos sons como uma inspiração para brincar. Luciana Oliveira dos Santos e Viviane Cristiana de Souza nos contam como as ações de incentivo à leitura com crianças de 3 anos apoiam-se na brincadeira com palavras, na poesia e terminam em projeto de indicação literária.

Boa leitura!

R$ 20,00
ou R$ 19,00 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

A loja Instituto Avisa lá oferece revistas, cursos e arquivos eletrônicos desenvolvido e publicado para os educadores. Tudo isso com a mesma seriedade e qualidade de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que desde 1986 vem contribuindo para qualificar a prática educativa pública por meio da formação continuada dos profissionais da educação. Saiba mais em www.avisala.org.br

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

INSTITUTO AVISA LA FORMACAO CONTINUADA DE EDUCADORES - CNPJ: 57.182.503/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2020