2. Curso a Distância: A construção de experiências sobre espaço, tempo e quantidades.

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Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadora: Camilla Schiavo Ritzmann
Público Alvo: professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil

Ementa:
O campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” proposto pela BNCC, discorre sobre as experiências que as crianças vivenciam e sentidos que elas atribuem a conhecimentos matemáticos sobre contagem, relações entre quantidades, ordenação, comparação etc.

Mas como planejar um trabalho nas turmas de Educação Infantil que privilegie a construção de experiências significativas nesta área? Como planejar atividades nas quais as crianças possam desenvolver a curiosidade, investigar e levantar hipóteses considerando as especificidades desta fase do desenvolvimento?

Neste curso, a partir da análise de práticas efetivas bem-sucedidas   e embasadas teoricamente, será possível refletir sobre questões relativas às experiências infantis que são mais potentes na apropriação do conhecimento matemático e quais condições didáticas e intervenções   o(a) professor(a) podem desenvolver para potencializar as aprendizagens.

Objetivos:

  • Discutir concepções que orientam o ensino da Matemática na Educação Infantil e a organização do trabalho a partir dos campos de experiência;
  • Compreender o que a BNCC propõe para a área da Matemática e quais são os conhecimentos envolvidos no processo de construção do número e na compreensão dos conteúdos relativos aos espaços, tempos e quantidades.
  • Assegurar um espaço para análise e reflexão da própria prática no processo de ensino na área da Matemática
  • Identificar os conteúdos matemáticos presentes em algumas práticas e refletir sobre as intervenções do professor;
  • Refletir sobre condições didáticas essenciais para que as crianças construam os conhecimentos matemáticos;
  • Elaborar alguns critérios para selecionar, planejar e propor boas situações de aprendizagem para as crianças;
  • Analisar sequências didáticas e jogos matemáticos, tendo em vista o planejamento, a organização das etapas e os problemas propostos.

Conteúdos:

  • Campos de experiência, direitos de aprendizagem e desenvolvimento e objetivos de aprendizagem na Educação Infantil
  • Anotar, ler e registrar quantidades
  • Conhecimentos espaciais– o que as crianças já sabem e ainda podem aprender?
  • Sequências didáticas e propostas que preservam o sentido dos conhecimentos matemáticos

Metodologia:

O curso está organizado em torno de atividades on-line, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam elucidar as principais questões que envolvem o trabalho com números e sistema de numeração nas classes de Educação Infantil e a ressignificação de práticas.

Nos fóruns discutiremos a organização de situações potentes de aprendizagem, bem como, os conhecimentos e as hipóteses matemáticas que as crianças apresentam e como considerá-las e/ou articulá-las ao propor as atividades.
Na Biblioteca estarão disponíveis materiais de referência sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, bem como, documentos curriculares e artigos com práticas interessantes nesta área.

Ao longo do curso organizaremos espaços específicos para que o grupo possa conhecer melhor sua formadora e para aprofundar questões que surgiram no decorrer do curso, com a colaboração de todos os participantes. 

Além disso, durante todo o curso, teremos espaços para compartilhar e coletar depoimentos, experiência, práticas dos participantes relacionados ao trabalho realizado, na área da Matemática, em suas instituições de ensino.

Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde "se aprende a fazer fazendo": errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades. O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. Para nós, a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante. Porém, o que vai de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico. 
Entendemos também que o papel do formador é o de organizar e fomentar a discussão, alimentar a reflexão, incentivar a interação entre os participantes, sistematizar os conhecimentos construídos coletivamente, e não o de apenas verificador de respostas apontando se corretas ou erradas.

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. No ambiente virtual de aprendizagem serão disponibilizados vários recursos tais como chats, videoaulas, textos de referência, bate-papos, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto na biblioteca quanto nos Fóruns.

Avaliação e certificação:

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividade final, indicada como fechamento, na semana 11. Sabemos que entrar no ambiente virtual e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória na maioria das atividades solicitadas pelas formadoras. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Expectativas de aprendizagem:

  • Contribuir com o processo de formação dos participantes, assegurando um espaço para análise e reflexão da própria prática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática em suas escolas e salas de aula;
  • Compreender o que a BNCC propõe no campo de experiências “Tempos espaços, quantidades, relações e transformações” e construir propostas mais significativas para o trabalho nas turmas de Educação Infantil;
  • Criar novos observáveis para a análise e ressignificação das práticas para o ensino da Matemática nas turmas de Educação Infantil;
  • Construir um repertório de boas práticas a partir de sequências didáticas e atividades permanentes como modalidades para a organização dos conteúdos envolvendo espaços, quantidades e relações.

Bibliografia de referência

BARBOSA, M C; GOULART, A. L; FINCO, D. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.
Diseño Curricular para la Educación Inicial / Dirección General de Cultura y Educación; coordinado por Patricia Redondo - 1a ed. - La Plata: Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2007.
BROITMAN, C. ITZCOVICH. O ensino das figuras e corpos geométricos. São Paulo: Ática, 2011.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas/SP: Papirus, 2005.

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