1. Curso a Distância: Documentar para avaliar: Por que e como elaborar portfólios?

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Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadora: Denise Tonello
Público Alvo: Coordenadores e Professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa:
O uso de PORTFÓLIOS, como instrumento de avaliação, valoriza a observação e o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada criança durante o ano, além de ser uma documentação exigida pelas normas oficiais e que deve seguir com ela seja ao mudar de módulos ou de segmentos, preservando a ideia de que nessa transição não há objetivo de seleção, promoção ou classificação. Porém como organizar esse registro de forma que ao mesmo tempo sirva para as famílias tomarem conhecimento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças como também cumpra o papel de ser um documento formativo ao professor?

Este curso, trará subsídios para que em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular educadores possam refletir sobre a avaliação numa perspectiva formativa, processual e contínua. Bem como aprender: a elaborar propostas e intervenções cada vez mais ajustadas às necessidades individuais (da criança) e coletivas (do grupo-classe), a planejar momentos de observações, pautadas nos direitos e objetivos de aprendizagem para cada etapa do desenvolvimento, e analisar continuamente o processo de cada criança.

Público-alvo: Profissionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ou demais interessados no registro dos processos de avaliação

Objetivos:

  • Compreender o conceito de portfólios e qual a sua importância;
  • Compreender e aprofundar o papel dos portfólios como principal instrumento de avaliação do professor;
  • Buscar e/ou identificar focos que direcionam o que observar para refletir sobre a aprendizagem;
  • Refletir sobre possibilidades de construção de portfólios “temáticos”, por área do conhecimento. 

Conteúdos:

  • Avaliação Formativa
  • Portfólios: matrizes teóricas e princípios norteadores para sua elaboração
  • Focos de aprendizagem

Metodologia:

O curso está organizado em torno de atividades e exemplos que envolvem a reflexão sobre as concepções teóricas e a elaboração de portfólios. Semanalmente, o cursista deve acessar página do curso e seguir o roteiro para a realização da proposta, seguir as orientações do professor-tutor, estudar os textos sugeridos, ou assistir aos vídeos, assim como participar dos fóruns de discussão com os demais participantes, ou demais atividades. 

Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde "se aprende a fazer fazendo": errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades. O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. Para nós, a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante. Porém, o que vai de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico. 
Entendemos também que o papel do formador é o de organizar e fomentar a discussão, alimentar a reflexão, incentivar a interação entre os participantes, sistematizar os conhecimentos construídos coletivamente, e não o de apenas verificador de respostas apontando se corretas ou erradas.

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. No ambiente virtual de aprendizagem serão disponibilizados vários recursos tais como videoaulas, textos de referência, bate-papos, fórum, estatísticas de acesso, entre outros.

O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividade final do fórum da semana 11. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras e postar a última atividade. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Expectativas de Aprendizagem:
Ao final do curso, espera-se que o aluno:

  • Reconheça diferentes concepções de avaliação;
  • Compreenda o conceito de portfólios e qual a sua importância;
  • Compreenda o papel dos portfólios como principal instrumento de avaliação do professor;
  • Busque e/ou identifique focos que direcionam o que observar para refletir sobre a aprendizagem;
  • Reflita sobre possibilidades de construção de portfólios “temáticos”, por área do conhecimento. 

Bibliografia de Referência:

  • ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
  • CHAVES, Idália Sá. “Porta-fólios: no fluir das concepções, das metodologias e dos instrumentos”, em L.S. Almeida & J. Tavares (orgs.), Conhecer, aprender e avaliar. Porto: Porto Editora, 1998: 40)
  • DEPRESBITERIS, Léa & TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso...: instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.
  • SHORES, Elizabeth & GRACE, Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Artmed. SP: 2001.São Paulo: Libertad, 2013.
  • VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora.
  • VILLAS BOAS, Benigna. “Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola”. In Veiga, I.P.A.; Fonseca, M. (Org.). As dimensões do projeto político pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus: 2001.

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