3. Curso a Distância: O papel do coordenador pedagógico como formador de professor

Código: 37X8Y82DT Marca:
3x de R$ 142,00
R$ 426,00
ou R$ 404,70 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 426,00 sem juros
    • 2x de R$ 213,00 sem juros
    • 3x de R$ 142,00 sem juros
    • 1x de R$ 426,00 sem juros
    • 2x de R$ 213,00 sem juros
    • 3x de R$ 142,00 sem juros
    • 4x de R$ 114,13
    • 5x de R$ 92,99
    • 6x de R$ 78,61
    • 7x de R$ 68,34
    • 8x de R$ 60,66
    • 9x de R$ 54,68
  • R$ 404,70 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadores: Equipe do Instituto Avisa Lá
Público Alvo: coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Ementa:

A rotina de um coordenador pedagógico dentro da escola é intensa. Atendimento aos pais, organização dos espaços, cronogramas, reunião com a direção, preparação das festas, das reuniões pedagógicas e muito mais. Diante de tantas demandas, não é raro encontrar coordenadores que chegam ao final do dia e se perguntam: afinal, quais foram as minhas contribuições aos professores e aos alunos? Mudar esta realidade depende de muitos fatores, mas, dentre eles, há um que cabe ao próprio coordenador, ou seja, saber qual seu real papel, saber definir prioridades e organizá-las no tempo possível, o tempo real.
Nossa proposta é desencadear uma discussão e trazer elementos que possam ajudar os coordenadores a pensar nesta função e, mais que isso, criar referencias para a organização da rotina de trabalho, considerando suas reais atribuições e assegurando condições para um bom acompanhamento pedagógico do trabalho e da formação da equipe.

Objetivos:

  • Contribuir com o processo de formação do coordenador pedagógico, assegurando um espaço de interlocução para análise e reflexão da própria prática.
  • Criar referenciais para a criação de rotinas de trabalho profissional.
  • Discutir estratégias de organização do cotidiano e de atenção às prioridades da instituição educativa.

Conteúdos:

  • O papel do coordenador e suas atribuições.
  • Análise e reflexão da própria prática profissional.
  • Critérios para a organização de rotinas de trabalho profissional.
  • Modos de organização do cotidiano.
  • Critérios para a tomada de decisões e escolha de prioridades da instituição.
  • Rotina de estudo e planejamento dos professores.

Metodologia:

O curso está organizado em torno de atividades a distância de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar as questões que envolvem o conteúdo estudado. Está dividido em 3 unidades contendo 4 semanas cada.

Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde "se aprende a fazer fazendo": errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades. O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. Para nós, a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante. Porém, o que vai de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico. 
Entendemos também que o papel do formador é o de organizar e fomentar a discussão, alimentar a reflexão, incentivar a interação entre os participantes, sistematizar os conhecimentos construídos coletivamente, e não o de apenas verificador de respostas apontando se corretas ou erradas.

Avaliação e certificação: 

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividade final do fórum da semana 11. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, a serem enviados para email do aluno. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Expectativas de aprendizagem: 

  • Reconhecer os fazeres que constituem o papel do coordenador pedagógico em uma instituição educativa;
  • Compreender o papel da rotina do coordenador na organização do cotidiano e do trabalho profissional;
  • Conhecer referências para a organização de rotinas do coordenador pedagógico;
  • Saber relacionar os conteúdos e discussões do curso à própria prática profissional por meio dos exemplos expostos nos fóruns.

Bibliografia de referência

AUGUSTO, Silvana - Encontros de supervisão:  O que o coordenador pode fazer para ajudar os professores. Avisa lá 10 – Abril/2002
PELISSARI, C. – Os seis desafios do formador - Avisa lá 30 Edição – abril/2007
GOUVEIA, B. – As coordenadoras pedagógicas como formadoras – Avisa Lá 60 – nov/2014.
ICEP - Instituto Chapada de Educação e Pesquisa-  Coordenador Pedagógico: função, rotina e prática, 2012
IMBERNON, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artemed,2010.
NOVOA, A. – Formação de Professores e Profissão Docente. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1997.
PLACCO, V.M.N; ALMEIDA, L.R; SOUZA, V.L.T – O Coordenador pedagógico e a formação de professores: Intenções, Tensões e Contradições. In: Estudos e Pesquisas Educacionais, v.1, nº2. São Paulo: Fundação Victor Civita e Fundação Carlos Chagas, 2011.

Produtos relacionados

3x de R$ 142,00
R$ 426,00
ou R$ 404,70 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

A loja Instituto Avisa lá oferece revistas, cursos e arquivos eletrônicos desenvolvido e publicado para os educadores. Tudo isso com a mesma seriedade e qualidade de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que desde 1986 vem contribuindo para qualificar a prática educativa pública por meio da formação continuada dos profissionais da educação. Saiba mais em www.avisala.org.br

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

INSTITUTO AVISA LA FORMACAO CONTINUADA DE EDUCADORES - CNPJ: 57.182.503/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2019